As principais línguas da teologia
- M.R.Rodrigues
- 1 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de fev. de 2019
Aprender teologia não é fácil, é a única área de estudo que sem você ser cristão verdadeiro, ou seja, uma nova criatura (2 co. 5:17), possa aprender de forma correta as doutrinas cristãs e vivê-las, que é o que realmente importa, viver o evangelho(Deut 32).
Há muitos livros e artigos atuais, que não estão em português, e sinceramente, nunca vão estar. A questão é que não tem como traduzir tudo de teologia que já foi e está sendo escrito. Por exemplo, tem artigos do Jornal de Crítica textual do Antigo testamento (TEXTUS), que só estão em hebraico, e Emanuel tov, um dos maiores estudiosos da Septuaginta hoje é o seu editor.
Quer dizer que esses artigos estão só em hebraico? Não, tem alguns em inglês, mas isso é um jornal de teologia. Há milhares de livros e artigos em inglês, Alemão(Principal), Françês, italiano e espanhol.
Muitos livros estão apenas em latim, como as anotações de Erasmo no Textus Receptus(embora haja uma tradução em inglês paga), livros dos pais da igreja em grego que muitas vezes é melhor traduzir do grego do que citar da tradução e acabar dando ao autor um sentido de que ele não deu ao texto.
No coursera, edx, biblicaltraining, Master's seminary, há muitos cursos de alta qualidade de teologia de graça, mas em inglês. Sabe quando a sua mamãe te disse pra fazer inglês no CNA, na influx Wizard, tanto faz, bem... ela tava certa.
Sites como monergism, chapel library, ETC, você nunca vai ler nesses sites em toda a sua compostura sem saber inglês. Quantos livros estão em alemão, e nunca foram traduzidos, alemão é obrigatório desde o mestrado ao doutorado em teologia, veja: handbook of Phd Students, na página 21, se você não sabe inglês ainda, está escrito que o aplicante deve ter pelo menos conhecimento em duas línguas estrangeiras, como alemão ou espanhol e obrigatoriamente aprender Latin.
Posso falar somente disso em outro post, sobre cada como faculdade exige diferentes línguas para o seu doutorado. Mas a coisa mais importante, é que se você quer ser um melhor pastor, um melhor acadêmico, um melhor cristão, aprenda inglẽs. Se esforce para conhecer mais sobre aquele que morreu por vocẽ e te resgatou com o seu próprio sangue.
No fim é Deus que nos ensina pelo seu poder e majestade, e nenhum curso suplementa a misericórdia divina, que nos ensina pelo poder infinito do Espírito Santo as riquezas insondáveis do evangelho de Jesus Cristo. Amém.
Comments