top of page

O verdadeiro significado de "Cogito, ergo sum"

Atualizado: 15 de fev. de 2019

A frase "penso,logo existo" é famosa, tanto que é difícil que você encontre alguém que não tenha ouvido ela uma vez na vida. Mas o que isso significa, e o que tem haver com a nossa fé Cristã?.

Rene Descartes em sua obra "Discurso do método"(1), descreve essa proposição acerca de seu pensamento sobre a metafísica e a realidade e como essas duas coisas se encontram.

(...)"decidi fazer de conta que todas as coisas que até então haviam entrado em meu espírito não eram mais verdadeiras do que as ilusões dos meus sonhos.

Logo em seguida, porém, percebi que, enquanto eu queria pensar assim que tudo era falso, convinha necessariamente que eu, que pensava, fosse alguma coisa. Ao notar essa verdade penso,logo existo, era tão sólida e tão correta que todas as mais extravagantes suposições dos céticos não seriam capazes de abalá-la, julguei que podia acatá-la sem escrúoulo como o primeirio príncipio da filosofia que eu procurava" (1).

Rene estava em duvida, do que seria essa existência, se penso,logo existo for verdadeiro, como eu posso provar tal coisa? Por que eu consigo pensar? quem me deu essa capacidade? Sou o único ser neste mundo? Claro que não, mas que ser me deu tal capacidade, a de pensar? E se esse ser me deu tal capacidade nele deve residir toda a perfeição.

Neste capítulo Descartes concebe em forma retórica, imaginando a natureza divina e sua própria natureza, e em que elas eram diferentes, se eu fosse Deus, como eu seria? Que atributos possuiria?. Se sou imperfeito logo há um ser que é perfeito e todas as criaturas imperfeitas deste mundo deveriam depender desse divino ser, Deus. (Colossenses 1).

No mesmo capítulo ele descreve:

"Disso se segue que nossas ideias ou noções, sendo coisas reais e provenientes de Deus em tudo aquilo que são claras e distintas,só podem ser por isso verdadeiras. Desse modo, se com muita frequência temos outras que contêm falsidade, só podem ser aquelas que possuem algo de confuso e obscuro, porque nisso participam do nada, ou seja, são assim confusas em nós porque nós não somos totalmente perfeitos."

Romanos 1:18-32 faz uma exposição da majestade e da manifestação de Deus pela sua revelação natural, no termo técnico "revelação geral", Deus nos mostra pela sua criação o seu poder glória honra e majestade, se penso logo existo, leva a pensar que se existo e sou imperfeito, há sim um ser perfeito, em cujas mãos está todo o universo e com elas o rege com inteligência e sabedoria, Que nós possemos glorificar o nome desse Deus em nossas Igrejas e diante do mundo anunciar Jesus Cristo crucificado.

O Deus de Rene Descartes, que embora possa haver problemas na sua teologia, descreve:

(...)"Que a teologia ensina a ganhar o Céu"(2) e que "Eu venerava nossa teologia e pretendia, como qualquer outro ganhar o céu. Tendo aprendido como algo muit seguro, porém, que o caminho até ele não está menos aberto aos mais ignorantes que aos mais sábios e que as verdades que para lá conduzem estão acima da nossa inteligência" (3).

(1) Descartes, Rene, Discurso do método, pg. 39-45, Tradução de Ciro Minuanza, Editora LaFonte,2017, de "Discours de la Méthode".https://play.google.com/store/books/details/Rene_Descartes_Discours_de_la_methode_pour_bien_co?id=6DtbAAAAcAAJ

Em português você vai ter que comprar o livro legalmente.

https://www.amazon.com.br/Discurso-Do-M%C3%A9todo-Cole%C3%A7%C3%A3o-Pocket/dp/8525410977?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&keywords=discurso+do+metodo&qid=1538963955&sr=8-1&ref=sr_1_1

(2) Idem. Pg. 16, 2 parágrafo.

(3) Idem. Pg.18, 1 parágrafo.





Comments


bottom of page