top of page

Uma análise de 1 Colossenses 1:15 á luz de Aos Hebreus 1:3

Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação (1 Cl 1:15)(ARA)

 ὅς ἐστιν εἰκὼν τοῦ θεοῦ τοῦ ἀοράτου,πρωτότοκος πάσης κτίσεως(TGNT)

qui est imago Dei invisibilis primogenitus omnis creaturae (VL)


Jesus é a imagem de Deus. Essa verdade pode ser explicada como a mais completa revelação de Deus a nós a cerca do seu filho sendo ele a mais perfeita e pura manifestação da sua majestade e glória.

Mas oque isso significa? oque significa pra nós e para a mensagem do evangelho que Cristo é a imagem do Deus invisível?. Simples, que nele, na sua vontade, so seu viver relatado nos evangelhos, em tudo de que conhecemos dele que ele mesmo demonstrou através do que foi registrado nas escrituras sagradas, é a perfeita presentação do Deus vivo, através do qual ninguém pode conhecer se não por ele.


Em Hebreus 1:4 lemos:


3 Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, (ARA)


Na TGNT:

3 ὃς ὢνἀπαύγασμα τῆς δόξης καὶ χαρακτὴρ τῆς ὑποστάσεως αὐτοῦ, φέρων τε τὰπάντα τῷ ῥήματι τῆς δυνάμεως αὐτοῦ, καθαρισμὸν τῶν ἁμαρτιῶνποιησάμενος ἐκάθισεν ἐν δεξιᾷ τῆς μεγαλωσύνης ἐν ὑψηλοῖς

Na Vulgata:


3 qui cum sit splendor gloriae et figura substantiae eius portansque omnia verbo virtutis suae purgationem peccatorum faciens sedit ad dexteram Maiestatis in excelsis


"A expressão exata do seu ser" pode ser vista também como "a expressão exata da sua essência", a vulgata traz substância que também é uma possibilidade da palavra hupostáseos.

Jesus é o resplendor da glória de Deus, ele é a luz do mundo (Jo 1), a luz dos homens, a luz que brilha na escuridão, mostrando a todos realmente quem é Deus, como ele é em sua essência, como ele age, e qual é a sua vontade. Nele se revela a vontade de Deus, o mistério oculto outrora a nós foi revelado por sua vinda ao mundo, pela pregação da sua palavra, do seu evangelho, as boas novas de salvação que o próprio Jesus pregou ao Judeus e Gentios para que a glória de seu Pai, nosso Deus, resplandecesse, refulgice para sempre em nossos corações, eternamente.

O cântico de colossenses 1 mostra a majestade de Cristo, sua deidade, eternidade, e primazia em todas as coisas. Sendo igual em substância para com o Pai, Jesus é Deus, tanto como o Pai.


Colossenses 1:

26 o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos;

27 aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória;


Deus que quis revelar seu filho, e continua fazendo isso até agora, nesse exato instante, que você meu leitor possa meditar nessas coisas, nas riquezas que há em Cristo Jesus.



Bibliografia:


ARA: http://biblia.com.br/joaoferreiraalmeidarevistaatualizada/colossenses/cl-capitulo-1/


Grego: https://www.esv.org/Hebrews+1/

https://www.esv.org/Colossians+1/


Latin: https://www.academic-bible.com/en/online-bibles/biblia-sacra-vulgata/read-the-bible-text/bibel/text/lesen/stelle/68/10001/19999/ch/40e1c1f92c671e55de331cce874784ab/


Comments


bottom of page